A utilização desses canais emergentes de consumo parece ser irreversível, inclusive no mercado farmacêutico.
O e-commerce e o delivery, que ganharam força desde o começo da pandemia, cresceram ainda mais no último trimestre de 2020, de acordo a mais nova edição do estudo Consumer Insights, produzido pela Kantar. E este cenário parece ser irreversível, já que os brasileiros passaram a confiar nesses canais emergentes de consumo, que também proporcionam conveniência.
No segundo trimestre do ano, a busca por prazer foi a principal motivação para quem aderiu às entregas em domicílio. Mas ao longo do ano, as razões passaram a ser conveniência e hábito.
As principais categorias foram fast food, que cresceu 62% durante o ano em comparação com 2019, doces (50%) e pizzas (34%). Impulsionadas, assim, pelo consumo sobretudo de crianças até 12 anos e adultos entre 25 e 34 anos.
Já o comércio eletrônico atraiu mais de 2,3 milhões de novos lares somente no segundo semestre, registrando um aumento de 18,1 milhões de ocasiões de consumo, e terminou o ano alcançando 12,9% dos lares brasileiros.
Sua penetração quase dobrou, passando de 5,4% no período de janeiro a junho para 9,4% entre julho e dezembro. O principal driver foi o aplicativo WhatsApp, responsável por 5% desses 9,4%, que criou uma nova realidade, facilitando ainda mais os pedidos.
Públicos do comércio eletrônico
As classes mais altas e os compradores mais maduros ainda são mais importantes para o universo online. No entanto, o e-commerce se tornou mais democrático ao longo da pandemia, sendo adotado também pelas classes mais baixas e por shoppers mais jovens.
Dentro desse cenário, 7,5 milhões de domicílios compraram online bens de consumo massivo (FMCG) em 2020. E o tíquete médio também foi mais elevado do que nas compras offline: 18,4% maior, ou R$ 63,94.
A cesta de bebidas foi o grande destaque em lealdade e a de alimentos ainda tem oportunidade de se desenvolver mais.
“Além do desafio de atrair novos compradores, estimular a retenção deles e o consumo é essencial para o sucesso do comércio eletrônico. Também é importante ter uma visão 360º do cliente”, afirma o Shopper Solutions Senior Manager da Kantar, Rafael Couto.
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